Desvendando o Casamento Simples: O Que Realmente Significa?

12
3min de leitura

Hoje, vamos explorar o conceito de "casamento simples" e desvendar o que ele realmente significa. No Instagram, lancei esse tema e agora quero compartilhar algumas perspectivas sobre o assunto.

Esse termo é o terror de muitos fornecedores de casamento, porque o “simples” é diferente para cada pessoa, afinal vivências diferentes levam a conceitos e percepções diferentes.

Mas então se o conceito é subjetivo, como classificar um casamento como “simples” ou não?

A primeira coisa que vou trazer de informação pra vocês é que dizer que um casamento é simples é, no mínimo, muito arriscado. Pois nesse momento único todos envolvidos precisam estar preparados para exercer suas atividades de forma maestral. Afinal, casamento é 1 só.

Por isso, tenho o costume de dizer que o casamento pode ser simples, mas nunca é menos especial do que um casamento tradicional.

Dito isso, quero levar vocês a pensarem em 4 perspectivas sobre o casamento, antes de chamarmos ele de “simples”:

1ª. Significado e Intimidade

O cerne de um casamento simples é a celebração do amor e do compromisso entre o casal em Cristo, sem as distrações ou pressões de uma produção elaborada. Isso permite que os noivos se concentrem no verdadeiro significado do casamento e na nos seus entes queridos.

Quando pensamos nesse aspecto, não importa a quantidade de convidados, mas sim como o casal lida com o dia, com as pessoas que estão lá e com o próprio dia.

Então, quando me falam que o casamento é simples por ter apenas 30 convidados, isso pode ser uma verdade, mas não é a verdade absoluta.

casamento simples, intimista, com os noivos verdadeiramente e intimamente ligados aos convidados, noiva abraçando os mais, dando discurso e um foto de bilhete num varal
Casamento simples, intimista, com os noivos verdadeiramente e intimamente ligados aos convidados

2ª. Orçamento e Planejamento

Um casamento simples pode ser uma opção econômica para casais que desejam evitar os altos custos associados aos casamentos tradicionais. O planejamento pode incluir a priorização de elementos essenciais, a escolha de fornecedores mais acessíveis e a busca por soluções criativas e DIY (faça você mesmo).

Decoração de casamento inteira em DIY, feita pela mãe da noiva, com macramê e crochê
Decoração de casamento inteira em DIY, feita pela mãe da noiva

E nesse quesito eu ressalto a importância das mãos dos noivos no casamento.

Para mim, obrigatoriamente, se o casamento é simples, os noivos ou as famílias estão intimamente ligadas a confecção e/ou organização do casamento.

Já fotografei casamentos em que toda a decoração foi feita pelos noivos, em outros que todas as lembrancinhas foram feitas pela noiva e até mesmo no meu próprio casamento, os sousplats (que também eram as lembrancinhas) foram feitos em crochê pela minha sogra e fazem sucesso até hoje!


3ª. Localização e Ambiente

Os casamentos simples muitas vezes ocorrem em locais mais informais e intimistas, como jardins, praias, quintais, espaços ao ar livre, churrascarias, restaurantes, enfim lugares que são menores, mais simples e, algumas vezes, mais baratos. Isso cria uma atmosfera mais relaxada e casual para os noivos e seus convidados.

Casamento simples, realizado no quintal da casa dos pais da noiva
Casamento simples, realizado no quintal da casa dos pais da noiva

4ª. A recepção/festa

Para mim, essencialmente, casamentos simples são aqueles em que as recepções não são meras festas/baladas.

Não estou dizendo que não há dança, festa, animação. Mas são recepções em que não há diversas atrações entre banda, DJ, animadores de festa, coreografias, etc.

Esses casamentos simples são geralmente animados com a música ambiente do restaurante, ou com um cantor com seu violão, ou até mesmo com um pendrive ligado à uma caixa de som.

Noiva tocando violão com o noivo em casamento simples na cidade de Peabiru/PR
Noiva tocando violão com o noivo em casamento simples na cidade de Peabiru/PR


Essa é apenas a minha forma de ver o mundo dos casamentos. Pode ser que você encare isso de forma diferente, e tudo bem. Mas para nós, os casamentos simples (não tradicionais) são assim.


Espero que tenham gostado do texto e até a próxima!

Desvendando o Casamento Simples: O Que Realmente Significa?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento simples casamento tradicional o que significa casamento simples?

Quem viu também curtiu

As 10 melhores dicas para um ensaio pré-wedding

Você está no mundo para fazer a diferença na vida de alguém

Mini wedding em Maringá, o casamento para poucas pessoas: vantagens e desvantagens

Tem dúvidas? Me chama no WhatsApp!
Logo do Whatsapp