Imagem capa - A boa etiqueta em pedidos de orçamento por Elisson Andrade
Reflexões

A boa etiqueta em pedidos de orçamento

Tudo bem gente?! 


Para mim está tudo ótimo...

O post de hoje é bem simples, direto e reto: "sejam educados ao pedir algo a um profissional, independente do ramo."


Porque estou falando disso? Pow, é bem simples... Eu odeio os balões de notificação (leia o texto todo pra entender, ou pare por aqui, afinal a mensagem já foi transmitida mesmo kkkk).


Recebemos muitos pedidos de orçamentos de clientes e/ou possíveis clientes, é normal, toda venda é assim e isso é ótimo, pois fomenta o mercado e faz o negócio de todo mundo girar...


Entretanto, coleguinhas, vamos ser educados, certo?


Quando em casa, seus pais ou responsáveis possivelmente já te falaram que: "se alguém te pergunta algo, vc deve responder" (ou algo parecido com isso), correto?


Talvez você não queira responder todos os 500 e-mails com orçamentos (que vieram em resposta aos que você enviou - todos iguais, pra todos os fornecedores que você encontrou na internet)... Obs. Isso é real, recebo as vezes mensagem que as pessoas até esqueceram de apagar o nome do outro fotógrafo no meio do Ctrl+C, Ctrl+V), massssss vou explicar pra vocês como uma empresa organizada funciona:



CRM


Esta é uma tela do meu CRM (Customer Relationship Management ou Gestor de Relacionamento com o Cliente), e o que ele faz? Me diz tudo que tenho que fazer, para cada cliente que tenho cadastrado.


Esse sistema é chato e precisa de atenção diária, pois é ele que controla tudo que é relacionado aos clientes, se por acaso algo estiver em atraso, talvezzzzz é porque não tomamos o cuidado devido com nosso CRM...


Aqui vem o uivo-do-lobisomem-em-noite-de-lua-cheia: acontece que quando conversamos com um cliente pedindo uma informação, precisamos de resposta, do contrário nossas métricas ficam atrasadas, e começam a aparecer balões vermelhos na tela, igual notificação do celular, aquele balãozinho vermelho que muita gente, inclusive EU, não pode ver, porque tem agonia... E esse balãozinho só some quando a resposta é recebida. Acredita?!!!! Mágico!!!


Pois é... toda vez que perguntamos algo para um cliente/possível cliente e ele não responde, o balãozinho atormenta a minha vida, e eu nem consigo dormir de noite pensando nele...


Então por favor galera, se você iniciar uma negociação comigo (nem estou falando do primeiro contato, quando eu só respondo o pedido de orçamento, mas sim quando o negócio evolui), termine ela, não me importo em ler que eu não fui o fotógrafo escolhido, afinal há diversos profissionais no mercado, e é assim que a banda toca.


As vezes a gente perde a cabeça com coisas assim e cria um post enorme só pra reclamar... Em outras, soltamos uns coices pois ai, como esse que soltei hoje:



Eu juro que a gente não quer o mal de ninguém, bate até um arrependimento depois dos coices, mas tem dia que...