Backup?! Entenda o meu cuidado com suas fotos...

1073
3min de leitura

Gostaria muito de poder dizer que todos os fotógrafos que conheço fazem backup das fotos dos clientes. Pena que não posso

Fotógrafos, não leiam isso como uma crítica, por favor. É apenas uma reflexão para os clientes pensarem... 

Esses dias conversei com um amigo, do tipo parceirasso mesmo, e fiquei triste em ver que essa não é uma preocupação de todos os fotógrafos, até mesmo os que sabem o valor real de uma fotografia na vida das pessoas as vezes pecam na segurança de armazenagem dos arquivos digitais. 

Vou aqui contar da minha experiência...

Sou formado em Administração, pela Universidade Estadual de Maringá, e lembro bem de uma discussão em um dia de aula, que hoje me vem bem a calhar, a respeito da responsabilidade da empresa em manter backups.

Claro que, na época, falávamos sobre arquivamento de notas fiscais e relatórios gerenciais, mas tornei isso válido para minha realidade atual: backup de fotografias de clientes.

Você já imaginou o risco que corremos guardando as fotos em apenas 1 local de armazenagem?

Descargas elétricas, desmagnetização, super aquecimento, bad clusters, vírus, erros de encerramento, erro de leitura, desplugar os HDs sem cuidado, transportar HDs, derrubar HDs, etc, etc, etc...

Ótimo... Imagine tudo isso, e dentro deste HD estão suas mais preciosas lembranças: as fotos do casamento, as fotos de gestante, do seu filho nascendo, do primeiro aninho dele... Uma vida inteira registrada em fotografias, simplesmente perdida por falta de backup.

Então, por favor, quando for contratar um profissional de fotografia/vídeo, pergunte se ele tem ao menos um backup.

Eu, que sou econômico, arrumei o MEU jeito de garantir que suas mais belas lembranças estão à salvo: tenho 3 cópias perfeitas do seu evento, realizadas automaticamente sempre que descarrego suas fotos em um dos meus computadores. As cópias são criptografadas e salvas em locais físicos diferentes, em sistemas operacionais diferentes (Windows e uma distro de Linux), em HDs diferentes e de lotes diferentes.

Ahhh e antes de usar novamente o cartão de memória em que suas fotos foram feitas na câmera, eu confiro se todo backup foi concluído, então, na prática, chego a ter 4 cópias das suas fotos.

Entenda: além da redundância ser fundamental (ter a mesma coisa gravada em lugares diferentes), o próprio local em que será armazenado é importante e a interação humana deve ser a menor possível, para que não haja qualquer esquecimento no processo de backup.

Aqui está uma imagem de um dos computadores que uso para backupear suas fotos (ele está ligado a apenas 15 dias hoje, pois reiniciei ele tempos atrás para instalar uma atualização de segurança)... Quem entende de informática vai ver que nem é um computador potente, e não preciso que seja, preciso "apenas" que ele fique ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano inteiro (e antes que perguntem: eu não faço backup em nuvem, pois desde que a Amazon anunciou que iria mudar o sistema de cobrança da nuvem deles, achei muita sacanagem e odeio ficar preso à condições impostas à mim, principalmente quando o assunto é a fotografia dos meus clientes).

Ahhh, aditivo feito em out/2019: esqueci desse post kkkk faz parte! Mas vale agora dizer que há muito tempo, também trabalhamos com 2 nuvens. Ou seja, todo o processo acima continua válido, e ainda acrescentei 2 nuvens ao processo de backup dos arquivos. Assim tenho mais segurança e portabilidade, já que em viagens agora eu posso trabalhar normalmente sem necessidade de carregar os HDs.

Então, te pergunto: seu fotógrafo faz backup?

Backup?! Entenda o meu cuidado com suas fotos...

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

backup backup de fotografia backup de fotos cuidado com memórias cuidados com HDs Seu fotógrafo tem backup?

Quem viu também curtiu

Você está no mundo para fazer a diferença na vida de alguém

Qual é o seu conceito de realização?

Quanto custa ser fotógrafo de casamento?

Tem dúvidas? Me chama no WhatsApp!
Logo do Whatsapp